Search
  • Luciano Godoi

O que é e qual a importância do Briefing?

Qualquer projeto de comunicação orientado para resultados, seja um video explicativo, uma campanha publicitaria ou um website, começa com um Briefing de qualidade.

Estamos falando da ponte entre, de um lado, os problemas e objetivos do cliente e, do outro, a proposta de um projeto que vai solucioná-los. Sendo assim, não é apenas a primeira etapa de um projeto, mas um de seus momentos mais importantes.

Mas como fazer um bom Briefing? Do lado do cliente, quais cuidados tomar? Como profissional de comunicação, como conduzir este processo?


O que é um Briefing de comunicação?

A fase de Briefing começa antes da contratação, sendo essencial para a própria formatação de uma proposta de trabalhos.

Assim, logo no início o profissional de atendimento deve colher junto ao contratante informações como:

  • Qual é a “oferta” (no sentido amplo)?

  • Quais são os diferenciais e possíveis objeções?

  • Quais são os objetivos finais?

  • Como é o panorama e a concorrência?

  • Qual é o perfil do público ideal?

Mais abaixo, vamos detalhar tudo que um Briefing deve ter, mas por enquanto é importante dizer que com base em informações como estas, o profissional de atendimento deverá criar uma proposta de trabalhos, que pode ser um vídeo, um website, uma campanha, entre muitas outras possibilidades na área de comunicação.

É importante lembrar que a área de comunicação é vasta e em certas situações você pode ter o melhor martelo, mas não adianta se o problema não for um prego. Por isso, uma das respostas possíveis de um profissional de atendimento pode ser que não possui um produto que atende àqueles objetivos. 



9 views

© 2018 Vapor Digital, Sao Paulo - Brazil. All rights reserved.